Locações

Conheça 8 vantagens do aluguel de equipamentos para construção civil

A economia de recursos tem sido um tema recorrente nos últimos anos. A forte retração de demanda provocada pela recessão acertou em cheio a maioria dos setores da economia brasileira, com destaque para a construção civil, que tem encontrado na eficiência a saída para atravessar essa crise.

Deve-se destacar que sempre houve uma busca constante por maior produtividade e, também, pelo aumento da eficiência e da qualidade dos produtos. Esses aspectos são fundamentais para o sucesso de um empreendimento e para que seus objetivos sejam alcançados. 

Uma das práticas mais comuns e que visam, entre outras coisas, a redução de custos é o aluguel de equipamentos para construção civil, isso está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 40% dos equipamentos são alugados, enquanto na Europa o índice chega a 70%.

1. Economia de recursos

Como já destacado, o aluguel de máquinas e equipamentos é uma prática muito comum para reduzir custos e economizar recursos em um empreendimento. É preciso lembrar que o custo de aquisição de um equipamento é extremamente elevado, o que impacta não só o projeto, mas a empresa como um todo. 

Além disso, deve-se ressaltar que após a aquisição de um maquinário, todo o processo de manutenção, logística, armazenamento, combustível e o treinamento de profissionais especializados também ficarão a cargo da empresa. Não se esqueça disso!

2. Risco da compra

É preciso mensurar o risco da compra. Além dos fatores elencados, deve-se considerar a instabilidade do mercado, por exemplo. Hoje, sua empresa pode ter algumas obras em execução, mas daqui alguns meses, esse cenário poderá ser totalmente diferente.

Não é possível garantir que os equipamentos serão utilizados com frequência. Assim, eles poderão ficar longos períodos parados, gerando custos como inspeções, armazenamento, logística, manutenção, entre outros. 

Caso se opte pela locação, não será preciso arcar com essas despesas, pois a empresa contará com os equipamentos por um tempo determinado.

Além disso, a aquisição fará com que a companhia tenha de arcar com mais impostos, devido à incorporação do equipamento ao patrimônio, o que não ocorrerá na locação. 

3. Equipamentos modernos

As construtoras que preferem o aluguel de equipamentos para a construção civil também se beneficiam por poderem contar com opções mais modernas e tecnológicas. Toda a obra sente o impacto de equipamentos mais atuais, principalmente na produtividade dos serviços e em sua qualidade. 

É possível, em alguns casos, realizar testes e comparações de desempenho entre o maquinário mais moderno e o antigo. Caso não seja vantajoso, basta permanecer com os equipamentos antigos e continuar a execução das atividades. 

Devemos destacar que algumas empresas locadoras buscam, sempre, contar com as opções mais modernas e de qualidade no mercado. Assim, há a constante renovação da frota e de seu estoque, garantindo que sempre tenha o que há de mais moderno neste setor. 

4. Máxima produtividade

O aluguel de equipamentos para a construção civil está diretamente relacionado com a produtividade dos serviços. A utilização de máquinas e ferramentas alugadas permitirá que você conte sempre com materiais em perfeito estado de conservação e próprios para a execução das atividades. 

Não será preciso adaptar equipamentos para executar determinada função e, muito menos, paralisar os serviços devido a um maquinário estragado ou parado devido à manutenção periódica. Todo esse serviço é realizado pela locadora, que garante a continuidade dos serviços. Muito bom, não é?

5. Redução de mão de obra

Ao se optar pelo aluguel de equipamentos é possível reduzir os custos com mão de obra. As empresas especializadas possuem profissionais capacitados e devidamente treinados para operarem as máquinas

Portanto, ao contratar um equipamento por um período limitado ou para a execução de um serviço único, por exemplo, o profissional também será designado para tal função. Dessa maneira, não será preciso contratar um operador de máquinas, evitando esse tipo de custo. 

6. Disponibilidade imediata

A ampla concorrência do mercado de locação oferece uma grande vantagem para as construtoras. Para melhor atender seus clientes, essas empresas estão buscando melhores atendimentos, facilidades no pagamento, descontos e outras práticas para fidelizar mais e mais construtoras. 

Neste sentido, a disponibilidade imediata de alguns equipamentos se torna um grande diferencial. É possível, sem burocracia nenhuma, fechar contratos de aluguel e as máquinas estarem disponíveis rapidamente, agilizando o desenvolvimento das etapas da obra. O imediatismo, neste caso, faz muita diferença, concorda?

7. Sistema Acessível

Outra vantagem que merece destaque é o sistema acessível. O aluguel de equipamentos é uma prática utilizada em todos os níveis da construção civil. Anos atrás, essa prática só era possível de ser realizada por grandes construtoras. 

Porém, hoje em dia é possível encontrar empresas de qualidade e, até mesmo, profissionais autônomos que trabalham com o aluguel de máquinas

8. Menor investimento

O último benefício do aluguel de equipamentos para a construção civil é o menor investimento que é feito. O recurso para a locação de equipamentos e máquinas é inferior do que para a compra desses itens. 

Portanto, pode-se afirmar que o capital da empresa fica livre, podendo investi-lo em outros setores, focando no que realmente importa. O crédito da empresa não estará comprometido e os benefícios desse panorama podem ser fundamentais para a expansão do negócio. 

Similarmente, é possível contabilizar as despesas de forma individual, separando-as por obra, empreitadas, serviços e, até mesmo, etapas de um empreendimento. Assim, é possível atuar de acordo com as melhores práticas de orçamento e planejamento, uma vez que o custo e a alocação dos equipamentos será considerado em cada uma dessas etapas. 

Deve-se destacar também que, com o passar do tempo, os recursos se tornarão obsoletos, perdendo valor e impactando diretamente na forma de execução dos serviços e na qualidade destes. E, esse tipo de problema pode ser erradicado pelo aluguel de equipamentos. 

A dica final que damos é: caso sua empresa opte pelo aluguel de equipamentos para construção civil é imprescindível contar com empresas especializadas, que garantam a procedência dos equipamentos, um atendimento personalizado, logística eficiente e, também, comodidade aos clientes.